domingo, 9 de novembro de 2008

O que seria uma mãe emo?


Na época em que meu corpo era jovem, coisa de uns 20 anos atrás, gostar de rock era coisa de gente de bom gosto. Boas bandas surgiam a todo instante. A moda era básica. Jeans, camiseta ou bata indiana e all star ou ainda, sapatilhas com solado de corda fabricada pela Vulcabras.
Não estávamos preocupados se era metal, melódico ou o escabal. Simplesmente gostávamos das bandas, das músicas e todos viviam em paz. Não tínhamos MTV, Ipod, mp3, mp4, computador. Era rádio e tv, discos de vinil e radiola. Que antigo!
Hoje, essa turma que pega tudo mastigadinho e vive de moda ditada por MTVs e pela indústria fonográfica, resolveu colocar etiquetas em tudo que coisa. Quem usa all star, jeans e camista, tem cabelos grandes e gosta de rock melódico é emo! Quem usa preto é isso. Quem usa aquilo é não-sei-o-que. Tenham dó e respeitem o simples gosto pela música. Não estraguem a beleza de se gostar do que é belo e, acima de tudo, entendam que a música tem a magia da paz. Não deve trazer consigo a cultura da guerra, do preconceito e da violência.
Sempre gostei do visual bicho-grilo. Jeans, camiseta e all star, de todas as cores, mas tradicional. O cabelo é largadão até hoje e envelheço com a dignidade de qualquer trabalhadora. Chamaram-me de emo outro dia. De início, achei engraçado, mas quer saber? Não tem graça! Comentário sem pé, nem cabeça de gente que não sabe o que é música, não entende sua origem, sua raça, sua luta pela liberdade. De nada valeram os gritos e a luta dos hippies dos anos 60 e 70? Nunca assistiram Hair?
O rock nasceu como forma de protesto. Antes de chamarem alguém que busca paz em melodias como Stair Way to Haven, saibam primeiro o que diz a letra, como surgiu, quem a compôs, que história há por trás disso. Pesquisem sobre a época em que foi composta e entendam o que realmente diz a letra. Se depois disso tudo os rótulos imbecis ainda valerem a pena serem distribuídos, podem me chamar de emo. Mas gostaria, antes de qualquer coisa, que me explicassem de forma plausível o que seria uma mãe emo?

Nenhum comentário: