sábado, 6 de setembro de 2008

Fascínio e Decepção

As pessoas devem pensar que lidar com a cobertura policial diariamente seja uma missão árdua e insuportável. Faço isso há 15 anos e digo que não é. Por mais cansativa que seja, é como qualquer outra cobertura jornalística. A diferença é que na área policial, o repórter convive com fatos envolvendo violência e criminalidade mais de perto e às vezes, a gente fica saturado.
Não dá para ver com naturalidade alguns casos, principalmente os assassinatos. São eles que mais me fascinam, pois ocorrem diante do imprevisível, do impensado. Quem poderia imaginar que um rapaz de classe média, fluente em três idiomas, que já conheceu vários países, poderia matar e esquartejar uma adolescente? Ninguém imaginaria tal fato. Apesar disso, aconteceu.
Há anos, acompanhei as investigações de alguns casos que chamaram a atenção da sociedade. O assassinato do casal Ximenes e o latrocínio que teve como vítimas Isaura e Andrielly, avó e neta, na periferia de Aparecida de Goiânia.
A primeira impressão é a de horror diante da cena do crime. Depois, a de indignação por causa da violência sofrida pelas vítimas. De revolta absoluta ao saber o motivo dos crimes e por último, de admiração. Como a polícia descobre quem fez aquilo e por qual motivo? Acompanhar investigações de crimes de morte sempre me fascinou. Os instrumentos legais usados pelas polícias estão cada vez mais modernos e eficientes. A polícia está melhor treinada e mais experiente. Uns mais comprometidos que outros, mas isso tem em qualquer repartição ou redação de jornal. O certo é que, mesmo amargando mais de 300 assassinatos este ano em Goiânia, a polícia tem condições de investigar e prender os responsáveis.
Infelizmente, sei que não há como parar com tantas mortes. O Estado não se preocupa com isso. Não investe em políticas de segurança pública, o que acaba estimulando crimes como o tráfico de drogas. Sem segurança pública, o cidadão se arma e acaba armando os bandidos. É um círculo vicioso. Sem fim, a não ser para as pessoas vitimadas.

2 comentários:

Paulo Melo disse...

Amiga, acho que sou a primeira a comentar aqui né, mas isso nao importa. Seu blog tá show, mas o fascínio e Decepçao, me chamou atençao, porque tudo o que está relatado vc me ensinou na prática, no dia a dia. Mas o que me fascina de verdade, é a sua capacidade de se tornar melhor a cada dia e o que me decepciona é que nao estou aí para aprender mais e mais com vc. Você sim que é fascinante ROSANA MELO.

Blog da Rosana disse...

Obrigada Pat. Volta logo prá casa, sua doida! Beijos!