segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Muitas igrejas e pouca fé

Fico impressionada com o número de igrejas que surgem a cada dia em nossa cidade e em todas as cidades do mundo. Algumas mais rígidas, mas a maioria que prega apenas a compra de lotes em terrenos celestiais mediante o pagamento de ofertas e do dízimo. Pastores de hoje não frequentam seminários, não aprendem aramaico, latim, grego, e outras línguas que os ajudem a entender melhor as diversas traduções dos textos sagrados. Não se interessam pela história das terras citadas na Bíblia e não sabem explicar a evolução desses povos. Não sabem sequer provar, através de textos bíblicos, a existência de Deus.
Preocupados com a arrecadação, com o crescimento econômico e com a venda de lotes no céu e outras coisas absurdas, os pastores participam de cursos de como falar em público, de marketing e de vendas. Parece absurdo que uma sociedade que tenha a seu dispor tantas casas que se denominam de Casa de Deus, não ensinem o amor, o perdão, a misericórdia, a igualdade entre as pessoas e a solidariedade.
Ao contrário, estimulam a concorrência e a violência. "Eu vou pro céu e você pro inferno!", praguejam alguns fiéis. Banem pessoas por seus defeitos - e todos temos. Julgam ser os únicos filhos de Deus na superfície terrestre. Ignorantes. Não conhecem Deus. Muito menos os ensinamentos de Cristo. São igrejas demais para pouca fé.

Nenhum comentário: